9 de dezembro de 2011

Água, fonte de vida

Em todos os tempos, as águas foram testemunhas e fonte de vida ao abrigarem de forma privilegiada as relações humanas. Lembramos, por exemplo, do tempo em que, às margens dos rios as mulheres lavavam roupas e utensílios domésticos, trocavam saberes, repartiam os sofrimentos e criavam poesias e melodias.  As águas refrescavam e alegravam as crianças, jovens e adultos. Nelas eles pulavam, nadavam, brincavam, ouviam e repartiam a vida.

Água, fonte de vida
No pé da casa você faz uma cisterna
E guarda a água que o céu lhe enviou
É Dom de Deus, é água limpa, é coisa linda
Todo idoso, o menino e a menina
Podem beber que é água pura e cristalina.

(da poesia “Águas de Chuva” de Roberto Malvezzi)


A ÁGUA, UM MEIO QUE REVELA DEUS À HUMANIDADE

Onde há vida, há água, onde há água, há vida. A água é fonte de vida e meio que facilita a relação do ser humano consigo mesmo e com Deus.
A maioria dos povos crê que a água é fundamental para a manifestação do amor divino. Narrativas religiosas antigas contam que o ser humano foi feito da água, saiu da água para a terra.
Os povos indígenas, herdeiros de culturas antigas, adoram a água como manifestação divina, morada dos Espíritos. Para eles os rios e fontes são lugares sagrados. Também as chuvas são vistas como água sagrada.
Para os povos andinos, a água é o primeiro presente divino, o ser humano é visto como formado mais de água do que de terra.



As antigas religiões afro-brasileiras, que vieram da costa atlântica da África, consideram que os rios são sagrados, vários nomes de suas divindades são nomes de rios (Oxum, Oyá, Iemanjá, etc.).
Para algumas religiões do Oriente, a água é o berço de divindades. Por exemplo, de acordo com o Bramanismo, o deus Brama nasceu no lago Pushkar. Este lago é um local de purificação. Nele, crê-se que o universo nasceu na água, como se estivesse em um útero materno. Por isso os banhos são compreendidos como um meio de renascimento, purificação.
Para o filósofo Lao Tse do Taoísmo a água e a virtude são comparáveis ao Caminho. Já  a poluição das águas e da terra são sinais de desordem.
Nas tradições do Islã a água é fonte de vida: “Nós criamos cada ser vivo a partir da água” (Corão, 21:17)

A ÁGUA NAS TRADIÇÕES BÍBLICAS
A terra foi a primeira promessa a Abraão, dela nasce o ser humano. No entanto, a terra é inútil sem a água. A vida na terra surge e acontece em torno da água.
A primeira imagem do Espírito Santo na Bíblia (Gn 1.1) é a da ventania soprando sobre as águas. Das águas movimentadas pelo Espírito de Deus nasce a Criação. No princípio havia as águas do abismo. O sopro de Deus, o Espírito de Deus, pairava sobre as águas. Deus criou o universo a partir das águas, separou as águas do céu e as águas do abismo, organizou as águas. A partir desta organização todas as coisas foram criadas.

Um relato fundamental para a fé do povo de Deus tem a água como um elemento fundamental. No acontecimento da libertação dos escravos do Egito e fuga para o Canaã, guiados pelo líder Moisés, Deus salva Moisés nas águas do rio e o povo, em fuga, através das águas do mar vermelho.  O povo passa livre pelo mar vermelho. A Bíblia, no livro de Êxodo, relata que o povo de Deus surgiu das águas do mar. Quando o Espírito de Deus soprou, as águas se abriram, e todo o povo  passou para o deserto rumo à terra prometida. No mesmo contexto histórico Deus se revela ao povo, durante a passagem pelo deserto, quando purifica as águas do lago Mara (Ex 15) e quando faz brotar água de um rochedo (Ex 17).
O profeta Jeremias diz que o Deus Eterno é fonte de água fresca, poço seguro (Jr 2.13).
Alguns Salmos associam a água com a Palavra de Deus. Lavar as mãos, a purificação das mãos e do corpo inteiro aproxima as pessoas da sabedoria de Deus.
Conforme rituais do Templo a água era fonte de salvação (Is 12.3) e de purificação (Nm 19).
Jesus, o Messias, anda sobre as águas. Ele acalma as águas revoltosas. Ele diz: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba (Jo 7.37). Daqueles e daquelas que crerem no Messias jorrarão fontes de água viva. (Jo 7.38)”.
João Batista levou para o Rio Jordão o ritual de purificação e arrependimento, antes praticado nas águas do Templo. Jesus de Nazaré é revelado como o Messias, o Filho Amado de Deus, durante o Batismo (Lc 3). A Partir do Batismo de Jesus, as comunidades cristãs associaram a recepção do Espírito Santo, o renascimento para uma nova vida, a herança da ressurreição de Jesus com o banho na água, com o batismo.


A VIDA É PARTE DA ÁGUA
“Sim, a água é parte de nossa vida, é uma fonte de cooperação que consegue juntar pessoas. A água faz parte de rituais, carrega os nossos sonhos, nossas esperanças, e a nossa visão – como um rio...”  (Presidente do 2o Fórum Mundial da Água).
    Os relatos bíblicos nos informam que a água é meio de revelação de Deus. O Espírito Santo de Deus, a partir das águas, tem o poder de criar a vida (Criação)  e de fazer a vida renascer (batismo).
A água  e os poços são locais de convivência, ponto de encontro de Deus com a vida, da vida com Deus. Em torno da água surgem aldeias, vilas, cidades, oásis e comunidades. Em torno dos poços as notícias circulam, alegrias e tristezas são compartilhadas.  A líder popular Débora convida: “À música dos distribuidores de água, lá entre os canais dos rebanhos, falai dos atos de justiça do Senhor, das justiças em prol de suas aldeias em Israel” (Juízes 5.11). O velho poço de Jacó testemunha a história de amores, de brigas e de amizade (Gênesis 29.1-14), também abriga o encontro de Jesus com a mulher samaritana, torna-se testemunha da revelação de Jesus como o Messias.
      Em todos os tempos, as águas foram testemunhas e fonte de vida ao abrigarem de forma privilegiada as relações humanas. Lembramos, por exemplo, do tempo em que, às margens dos rios as mulheres lavavam roupas e utensílios domésticos, trocavam saberes, repartiam os sofrimentos e criavam poesias e melodias.  As águas refrescavam e alegravam as crianças, jovens e adultos. Nelas eles pulavam, nadavam, brincavam, ouviam e repartiam a vida.
     Ainda hoje as águas atraem e reúnem milhares de vidas humanas nas praias, nos rios, nos lagos, nas piscinas. Nas águas e em torno delas acontecem o lazer, a prática do esporte,a partilha de sonhos, encontros e amores,... Águas, abrigo e fermento.
   A vida passeia pelas águas e acontece em torno das águas. Podemos dizer: a vida é parte das águas.

Salvem as Águas  (G. Lieven -sétima canção do CD "Espírito Santo")
Salvem as águas, e salvem  vidas. Águas benditas, não podem faltar.
Não as poluam, não joguem lixo. Não desperdicem,  não deixem faltar.
/: Salvem os mares. Salvem os Rios.Salvem os lagos. E nossos mangues
Vamos preservar. :/
As cachoeiras, os pantanais, Mares e rios, são essenciais.
Águas sagradas, águas de Deus Águas benditas, permitem viver.
Salvem as águas. E salvem vidas. Mares e rios, lagos e mangues
Não podem morrer.


   Urge o respeito, o cuidado, o carinho com as águas, a valorização das águas como um tesouro divino, como fonte de vida. Todos os povos de Deus, especialmente os cristãos, necessitam urgentemente avaliar a sua conduta em relação a água, resgatando a sua dimensão espiritual e sagrada.
    Este bem maior da Criação de Deus, que ocupa três quartos da superfície da terra, está ameaçado. A maior fonte de vida do planeta está morrendo. Continua a degradação e o desrespeito aos mananciais, aos rios, às fontes, aos lençóis freáticos e aos oceanos. É urgente a legitimação popular para as políticas e iniciativas públicas que busquem preservar o meio ambiente, e que controlem o uso da água e a manipulação dos lixos.  Ao lado destas iniciativas faz-se necessária a criação de um eficiente programa de educação ambiental, que desperte o amor das pessoas para com a Criação de Deus, especialmente com a água, fonte inesgotável de vida.
(Guilherme Lieven)

Nenhum comentário:

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...