30 de setembro de 2021
Na escuridão Deus é a nossa luz
Deus é a nossa luz. Na escuridão Deus é a nossa luz. No caminho de Jesus não encontramos trevas.
A pandemia aumentou a escuridão. Travou o movimento da sociedade, confundiu os poderes instituídos, paralisou instituições, setores da economia, a casa, as igrejas, atividades pessoais e comunitárias. Se estávamos no escuro, no início da pandemia encontramos com as trevas. Milhares morreram, milhares ficaram órfãos, milhares choraram o luto, milhares sofreram em hospitais. E a panemia continua. O céu ainda está nublado.
Vivemos momentos difíceis. Conhecemos o que de fato é ser provisório, vulnerável, passageiros.
Depois de um ano e meio vários horizontes são apontados, mas as previsões não são confiáveis. Não sabemos bem como serão os próximos meses e anos.
Mesmo na escuridão conhecemos a luz, falamos da luz, testemunhamos a luz. Porque cremos que Deus está conosco. A promessa de Jesus Cristo foi real até agora. Não estávamos sozinhos e não estamos sozinhos. Reinventamos a forma de culto. Com tristeza sepultamos os mortos, colocamo-nos ao lado dos sofridos, ajudamos, repartimos e partilhamos com a fé em Jesus Cristo. Jesus Cristo nos iluminou e nos ajudou a construir esperanças. Tornamo-nos fortes. Resistimos. Servimos. Praticamos diaconia. Anunciamos a presença de Deus. A palavra de Deus continuou sendo estudada e proclamada.
João 8.12: Jesus disse: - Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Andar nas trevas... Como é viver nas trevas? Sem rumo, sem caminho... O que conseguimos fazer nas trevas, no escuro?
Na luz somos mais fortes. Temos mais liberdade.
O que sabemos sobre a luz?
A Criação inicia com a luz!
Gn 1.1-3 : No princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Então Deus disse: - Haja luz. E houve luz.
Luz é muito importante para a vida. Todas as formas de vida do planeta necessitam, direta ou indiretamente, dos efeitos da luz solar para viver. No caso dos humanos, além da manutenção da temperatura ambiente, a incidência dos raios solares permite processos químicos importantes, como a produção de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio em nosso corpo.
A luz solar é fundamental, ainda, para que as plantas possam realizar a fotossíntese, processo através do qual os vegetais transformam gás carbônico em glicose (que é absorvida por eles) e em oxigênio (liberado para a atmosfera).
Surpreendentemente, doenças como Alzheimer, Esclerose Múltipla, Depressão, Insônia são combatidas pela simples emissão solar. A sensação de alívio e prazer, contudo, é gerado por essa exposição capaz de acelerar a cura de várias doenças e contribuir, inegavelmente, para a qualidade de vida.
A luz do Sol é Criação de Deus. A luz de Cristo é mais do que a luz do sol. A luz de Jesus é a luz de Deus.
A luz de Deus no mundo ilumina nossos passos, mostra o caminho. Equilibra a nossa vida de fé. Quando tudo está confuso, misturado, brigado, na luz de Jesus Cristo, na luz de Deus encontramos respostas, verdade, vida.
A luz de Jesus Cristo é maior do que a escuridão da morte e nos confirma a ressurreição.
Na escuridão, no caos do mundo, na doença, no sofrimento, no abandono, na solidão, na pandemia precisamos da Luz de Deus. Ela é a nossa maior vitamina para a vida no mundo. Ela nos dá coragem para seguir em frente e esperar o novo que vem das mãos de Deus.
Vamos caminhar pela luz de Deus. Queremos ser guiados pela luz de Deus.
Sair fora dos falsos deuses
2 Reis 5.17 – Naamã disse: De agora em diante eu não vou oferecer sacrifícios e ofertas que são completamente queimadas a nenhum deus, a não a Deus, o Senhor.
Irmãos e Irmãs em Cristo!
O rei Naamã, ao seu curado de uma doença grave, reconheceu Deus o Senhor, como único Deus. Prometeu não adorar e fazer sacrifícios a outros deuses. A idolatria, a adoração a outros deuses ainda está presente em nosso mundo. A busca por uma vida melhor, mais riquezas, mais felicidades, facilidades, privilégios, geralmente nos levam até falsos deuses. Deixamos de aceitar o amor de Deus, o evangelho, e buscamos deuses que podemos comprar, mandar e que fazem o que nós queremos e que nos digam o que queremos ouvir.
A palavra de hoje é um testemunho de uma pessoa que decidiu jogar fora os outros deuses, os falsos deuses, e entregou a sua vida e tudo que tem ao Deus, o Senhor.
Você, ouvinte, tem claro a sua opção de fé? Você adora e confia sua vida, e segue ao Deus do evangelho, Deus do amor, que veio ao mundo e venceu a morte e nos deu a vida que ressuscita?
A palavra de hoje convida você para prestar atenção na sua vida e voltar-se para o verdadeiro Deus, que é luz do mundo, pai da eternidade, príncipe da paz.
Esse é o Deus de misericórdia que sinaliza a nossa vida com os dez mandamentos. O Deus Espírito Santo que, desde o batismo, está presente em nossa vida. Esse é o Deus, o Cristo que, a partir da cruz e da ressurreição, se faz presente em nossa realidade, em nossa casa, em nossa cidade, em nossa vida. Esse é o Deus que tem o poder de nos consolar, nos amparar, de colocar-se ao nosso lado também quando tudo está difícil, também quando tudo vai mal: na doença, no luto, na perda, na injustiça, na falta de oportunidades. Esse é o verdadeiro Deus que encontramos na fraqueza. Ele não nos abandona quando perdemos. A sua sabedoria não é sabedoria humano.
Esse é o Deus da comunidade cristã, da Igreja de Jesus Cristo que insiste em pregar o amor, a paz, a reconciliação, que anuncia o perdão, que valoriza os dons de cada um e chama a todas e todos para caminharem no caminho da busca pela dignidade, sendo solidários, doando, ajudando, socorrendo, orando, louvando, confraternizando, e juntos construindo esperança e confiança nas promessas de Deus.
A palavra de hoje convida você e eu para abandonarmos as falsas esperanças, os falsos deuses e, em vez disso, entregarmos a nossa vida e o nosso caminho ao Deus de amor, o Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)
Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem
Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...
-
Guilherme Lieven Introdução O texto da carta de Paulo aos Romanos 7.15-25ª, previsto para a Prédica no 4º Domingo de Pentecostes ex...
-
Introdução Ter a coragem de deixar o abrigo. Despir-se de tudo o que tem. Relativizar todos os meios de segurança. Abdicar-se de privilé...
-
Esta palavra bíblica vem do discurso de João Batista, que anuncia a chegada de um novo tempo, do reino dos céus, da presença de Deus n...