31 de agosto de 2019

Provérbios 16.7


A nossa maneira de viver define muitas coisas em nossa vida e na vida dos outros. A nossa maneira de viver interfere na vida das pessoas que convivem conosco, ou que trabalham, ou estudam conosco. Os antigos sabiam disso há três mil anos atrás. Está escrito na Bíblia, em Provérbios: Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos (Pv 16.7). Se a nossa vida agrada a Deus estamos em paz. Deixamos de ter inimigos. Se vivemos com honestidade, sem truculências, se não queremos ser sempre o melhor, se não difamamos as outras pessoas, ou mentimos, se cultivamos o diálogo, então não temos inimigos pessoais. Podemos ter inimigos estruturais, institucionais, essas pessoas que representam ou ostentam poderes. Elas podem ser perigosas  e se tornar inimigas. Nesse caso, tal como Jesus ensinou precisamos orar por elas.
Vamos cuidar bem, dar atenção, a nossa maneira de viver. Sejamos cuidadosos, solidários, amigos, dispostos a construir comunhão com os outros. Podemos evitar o comportamento de aproveitadores e oportunistas.

Nossa maneira de viver define a graça de viver. A nossa maneira de viver faz o dia melhor ou pior. Escolhamos o melhor. Vamos perceber melhor a beleza, a dádiva da vida, sintamos-nos sintonizados com os sinais maravilhosos da vida abençoada e santificada, que está conosco e nos horizontes. 

Nenhum comentário:

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...