24 de janeiro de 2018

Desejar o bem, orar pelos outros

Faz bem pra gente desejar o bem ao outro. Essa atitude está cada vez mais rara. Até mesmo na família existe situações em que uns desejam o mal para o outro. É muito comum em nossos dias, como diz na linguagem corriqueira: mandar o outro se ferrar. No meu tempo de menino ferrar era uma prática boa. Ferrava-se os cascos dos cavalos e mulas para andarem na cidade, nos paralelepípedos sem ferir os cascos.
É triste assistir o ódio entre as pessoas. E é perigoso a gente começar a odiar também. Quanto mais odiamos, mais longe ficamos da paz, da alegria da vida e, principalmente de Deus.
Nossa vocação é fazer o bem e desejar o bem para as outras pessoas.
A Palavra de Deus nos ensina a orar pelos outros, em favor de todas as pessoas. Está escrito na carta a Timóteo: “Peço que sejam feitas orações, súplicas e ações de graças a Deus por todos as pessoas. ” Isso mesmo, rogar a Deus o bem para os outros.
 O ódio, o mal, são frutos das nossas desgraças, loucuras e fraquezas. Não fomos criados para viver nessa tragédia da morte. Deus nos chama para a reconciliação, para o bem.
Orar pelos outros alimenta em nossos corações a força da vida. Cria na gente um espírito bom. Assim encontramos mais forças para nos afastarmos do mal e do pecado. Abrimos o nosso pensamento e certezas para a solidariedade e para a bondade, que são valores e dons de Cristo.
A oração pelos outros é fruto da fé em Deus e, ao mesmo tempo, é um testemunho e atitude que cria paz. Querer o bem para os outros nos liberta do egoísmo, dessa bobagem de só pensar em si mesmo e orar para si mesmo. A oração inclusiva, comunitária, feita com sinceridade e coração aberto, nos aproxima do evangelho e alegra a Deus. E ele ouve as nossas suplicas, pedidos e ação de graças, e com amor santifica a nossa vida.
Se alguém deseja o mal para você, ore por ele. Peça a Deus para cuidar dele e retirar do coração dele o ódio. Seja diferente, deseje o bem para o outro, torça por ele, roque a Deus por ele. É assim que plantamos em nosso coração a santificação, que nos leva para as obras da construção da paz.

Amigo e amiga, eu lhe desejo o bem. Que Deus cuide de você, que ele limpe o seu coração de todo ódio, lhe carregue, lhe santifique e lhe dê a paz. Amém.

Nenhum comentário:

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...