24 de janeiro de 2018

Arrependimento - Você é durão?

Voltar atrás de decisões, arrepender-se de uma palavra dura, de uma posição, para muitos é sinal de fraqueza, de humilhação.
Você é assim ouvinte? Conhece alguém que é durão, que, geralmente, chamamos de teimosos? Você também é teimoso, ou conhece alguém deste naipe?
Reconheço que as vezes eu também sou assim, e necessito de avaliar as minhas atitudes e de voltar atrás. Conhecemos homens “Machões”. Eles pensam que estão sempre certos, que os outros é que estão errados.  Atropelam muita gente. E há mulheres que também são assim.
Existe um pensamento, comum entre nós, que arrepender-se, reconhecer os erros, as limitações, as bobagens que dizemos e defendemos são sinais de fraqueza, de imaturidade, atitudes próprias de pessoas derrotadas. Esse pensamento está equivocado.
Deus nos ensina o contrário. Aceitar nossas limitações, reconhecer os nossos erros, arrepender-se são sinais de maturidade, de sabedoria, de dignidade. A Bíblia nos revela isso.
Deus acolhe as pessoas justas que reconhecem sua fraqueza, seus limites, seus nervosismos. Aquelas pessoas que saem da casinha e depois volta atrás, certas que erraram e exageraram.
Deus nos ensina a avaliar as nossas atitudes e entendimentos, e nos encoraja a aprender delas, voltando atrás e se arrependendo, sempre que necessário.
Essa é uma atitude divina. É como começar de novo. Se limpar do que é velho e vestir-se de novas chances para viver bem, viver bem em comunhão com Deus e de bem com as pessoas.
Até a medicina ensina que as pessoas quando descem dos seus pedestais, quando param com sua arrogância, quando buscam a paz, tornam-se mais saudáveis, são mais resistentes as doenças...
Deus nos convida para avaliar nossas palavras, atitudes e ações, e ... arrepender-se dos erros e das atitudes que discriminam, violentam e separam as pessoas da comunhão e da vida.

Rogo a Deus para lhe dar coragem para voltar atrás e se arrepender do mal. Essa sua atitude gera mudança, constrói paz e leva à liberdade.  Procure viver nesse caminho!

Desejar o bem, orar pelos outros

Faz bem pra gente desejar o bem ao outro. Essa atitude está cada vez mais rara. Até mesmo na família existe situações em que uns desejam o mal para o outro. É muito comum em nossos dias, como diz na linguagem corriqueira: mandar o outro se ferrar. No meu tempo de menino ferrar era uma prática boa. Ferrava-se os cascos dos cavalos e mulas para andarem na cidade, nos paralelepípedos sem ferir os cascos.
É triste assistir o ódio entre as pessoas. E é perigoso a gente começar a odiar também. Quanto mais odiamos, mais longe ficamos da paz, da alegria da vida e, principalmente de Deus.
Nossa vocação é fazer o bem e desejar o bem para as outras pessoas.
A Palavra de Deus nos ensina a orar pelos outros, em favor de todas as pessoas. Está escrito na carta a Timóteo: “Peço que sejam feitas orações, súplicas e ações de graças a Deus por todos as pessoas. ” Isso mesmo, rogar a Deus o bem para os outros.
 O ódio, o mal, são frutos das nossas desgraças, loucuras e fraquezas. Não fomos criados para viver nessa tragédia da morte. Deus nos chama para a reconciliação, para o bem.
Orar pelos outros alimenta em nossos corações a força da vida. Cria na gente um espírito bom. Assim encontramos mais forças para nos afastarmos do mal e do pecado. Abrimos o nosso pensamento e certezas para a solidariedade e para a bondade, que são valores e dons de Cristo.
A oração pelos outros é fruto da fé em Deus e, ao mesmo tempo, é um testemunho e atitude que cria paz. Querer o bem para os outros nos liberta do egoísmo, dessa bobagem de só pensar em si mesmo e orar para si mesmo. A oração inclusiva, comunitária, feita com sinceridade e coração aberto, nos aproxima do evangelho e alegra a Deus. E ele ouve as nossas suplicas, pedidos e ação de graças, e com amor santifica a nossa vida.
Se alguém deseja o mal para você, ore por ele. Peça a Deus para cuidar dele e retirar do coração dele o ódio. Seja diferente, deseje o bem para o outro, torça por ele, roque a Deus por ele. É assim que plantamos em nosso coração a santificação, que nos leva para as obras da construção da paz.

Amigo e amiga, eu lhe desejo o bem. Que Deus cuide de você, que ele limpe o seu coração de todo ódio, lhe carregue, lhe santifique e lhe dê a paz. Amém.

Mensagens que engordam

Você e eu gostamos de ouvir aquilo que nos descansa, ou aquilo que faz graça, principalmente aquilo que não nos compromete e não nos ajuda em nada.
Ouvimos, pequenas mensagens, pequenos vídeos. Os nossos celulares estão cheios de mensagens. E gostamos daquelas que são doces e que nos alegram. Achamos graça até mesmo das mensagens racistas, discriminatórias, de mau gosto...Você e eu não nos damos conta que essas mensagens nos iludem e nos tiram da realidade, faz a gente pensar que tudo está bem, que sempre foi assim e que nada precisa mudar. Como se a nossa desgraça não tivesse donos. Quem faz as desgraças são os seres humanos... nós mesmos.Nosso dia a dia é duro, deparamos com os muros, com as decepções, frustrações. Nosso dia a dia é também amargo, complicado, exige escolhas. Vivemos em meio aos conflitos, contradições, coisas ruins...E, então precisamos ouvir também aquilo que é duro, que nos coloca com os pés no chão, que nos compromete, que nos faz resistir e dizer NÂO.Você lê e recebe mensagens que te ajuda nessa hora difícil? Eu recebo poucas...Mas, lembro a você que há muitas mensagens e mensageiros que nos ajudam a viver em meio ao sofrimento, na realidade dura e feroz. A palavra de Deus nos revela ao Deus salvador que está na cruz. Jesus Cristo não fugiu da cruz. Jesus não só foi a festa das bodas de Caná. Ele também foi crucificado e tomou vinagre para matar a sua sede nos três dias de padecimento.Precisamos ouvir a Palavra de Deus a partir da cruz, ali Deus nos encontrou na realidade da morte, da violência, dos conflitos e do sofrimento.Esta mensagem da cruz não gostamos de ouvir, porque ela mostra os nossos erros, diz não para quem aplaude os errados. Mas, é justamente essa Palavra, essa mensagem que precisamos ouvir para viver melhor.Não fuja da cruz. Está escrito em Lucas 9.23, onde Jesus diz: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. O melhor é encarar a realidade, em vez de viver dopado e empanturrado de ilusões. Precisamos das mensagens, mesmo duras, que nos ajudam a viver.

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...