O tema do ano, "Viver o Batismo" resgata em nós a certeza de que somos filhas e filhos de Deus. No batismo vem a nós o Espírito Santo. Em nós ele faz morada e nos ajuda a ficar perto de Deus. Faz bem e nos dá paz viver as alegrias e tristezas de cada dia em comunhão com Deus.
Hoje e sempre precisamos do sopro do Espírito Santo, que cria poder e coragem para viver. Com ele ganhamos a fé para proclamar a salvação de Jesus Cristo, o amor de Deus.
"O Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.” 2 Timóteo 1.7
Essa ação de Deus é grandiosa. Não é possível viver essa dádiva individualmente. Ela é vento que anima e cria comunhão. Cria diálogos, comportamentos e movimentos que dão expressão à vontade criadora e salvadora de Deus. E, ao mesmo tempo, denuncia as obras malignas que causam a destruição, a violência contra as crianças, jovens, mulheres e idosos. Aponta para as obras da morte.
A comunidade das filhas e filhos de Deus que vivem o batismo sinaliza o vigor da vida plena. Prova que é possível nascer de novo. Revela que na comunidade o Espírito Santo sopra fôlego e cria poder e forças para ajudar, consolar, ensinar, cuidar e construir pontes para o novo que já esperamos.
A comunidade das pessoas que vivem o batismo recebe o dom de servir e transformar. Prepara tudo o que é necessário para acolher com amor crianças, jovens, mulheres e homens, aqueles e aquelas que ainda não desistiram da paz, da vida e de Deus.
Você vive o seu batismo e participa da comunidade? Conhece essa ação maravilhosa de Deus no mundo? Leve para a sua comunidade o seu coração, a sua voz, mãos e pés. Não guarde seu talento, tempo, dádivas e experiências vivas. Encontre lá um cantinho para partilhar suas dores, medos, perdas, danos e pecados. E, assim, participe dos sinais da presença de Deus entre nós e na Criação.