4 de agosto de 2016

Salvem as águas

Diariamente cuidamos de muitas coisas. Urgente precisamos incluir, entre elas, o cuidado e a preservação da água. Em todos os momentos temos contato com a água, um bem precioso, dádiva de Deus. Necessitamos da água para a higienização, para irrigação das plantas, limpeza da casa e de utensílios, no café da manhã, na preparação dos alimentos. Tomamos água várias vezes ao dia. Somos molhados pela chuva. Passamos ao lado dos córregos e rios. Usamos vasos sanitários e banheiros. A agricultura e a indústria dependem da água. Mesmo assim somos ainda relapsos e indiferentes diante da sua importância.

Você e eu precisamos fazer coisas simples e eficazes que economizam e preservam a água. Por exemplo: banhos rápidos, fechar a torneira durante a lavação das louças e usar somente no momento do enxague, fiscalizar as torneiras e vazamentos na rede interna e externa da distribuição da água, planejar e executar sistemas de captação da água da chuva. Reciclar resíduos químicos e tóxicos (pilhas, baterias, eletrônicos, remédios, agrotóxicos, óleo de cozinha) que contaminam o lençol freático, rios e lagos.

A fonte de vida do planeta está morrendo. A degradação e o desrespeito aos mananciais, aos rios, às fontes, aos lençóis freáticos e aos oceanos continuam. Devemos lembrar diariamente que a água e o planeta vivem sem nós, mas nós não vivemos sem a água e a terra. Onde há vida, há água, onde há água, há vida.

No Centro de Eventos Rodeio 12 desenvolvemos o Programa Ambiental Galo Verde. O cuidado com a água faz parte do programa. Pequenas e grandes coisas já foram feitas e, ainda, serão feitas.

Precisamos reagir e mudar o nosso comportamento. Podemos despertar o amor e o cuidado com a água. A vida na terra surge e acontece em torno da água. A primeira revelação do Espírito Santo, relatado na Bíblia (Gn 1.1) é a da ventania soprando sobre as águas. Da água surge a terra e a vida.

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...