21 de fevereiro de 2014

Na crise e fora da crise

Jesus pede a Deus em oração: Santifica meus discípulos na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.17

            O capítulo 17 de João relata que Jesus, no momento da despedida, orou a Deus pelos seus discípulos.  Rogou a Deus pela santificação na verdade, através da palavra. Na oração Jesus devolveu a guarda dos discípulos a Deus, pois esses continuariam no mundo e precisariam da palavra, da verdade e da santificação.
            Hoje, somos os discípulos, seguidoras e seguidores de Jesus Cristo. Cremos que estamos nas mãos de Deus, por graça, santificados, e temos a verdade da vida na Palavra, na revelação de Deus através da Palavra. Essa é a nossa identidade e a unidade, que construímos em comunhão, na vivência da fé em comunidades. A nossa santificação se mostra na nossa relação com o outro, no ouvir e testemunhar, tendo na Palavra de Deus a revelação da verdade e do amor de Deus.
              O que isso significa e qual a importância para a vida?
           Assim como eu, certamente também você, algumas vezes, sente-se abandonado, em crise. Olhamos para a realidade, lemos as notícias, andamos pelas ruas, trabalhamos, viajamos e perguntamos: Onde está a mão de Deus?  Onde está a santificação, ou os santificados pela palavra, os sinais do reino? Há igrejas cristãs em todas as esquinas, leem a Bíblia nos meios massivos de comunicação e parece que tudo está pior do que ontem...

           Mas, assim como eu, certamente, também você vive momentos, participa de ações, programas sociais, transita por lugares e assume compromissos onde a mão de Deus encontra-se estendida. Por aí, fora da crise, podemos ver rostos, gente, atitudes, surpresas, sinais, mudanças, cuidados, gestos, socorros que revelam a presença santificadora de Deus entre nós. 
          A Palavra toma forma, escapa da manipulação pecadora do ser humano, e torna-se verdade de Deus, e santifica. E uma grande lição se concretiza: Aprendemos que não somos donos da santificação, mas somos santificados e conduzidos à vida.

6 de fevereiro de 2014

Ligue a luz, por favor!

Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. João 08.12

 Outros vão dizer: O sol é a luz do mundo, a vida no mundo; a minha mãe é a minha luz, a minha professora é a luz do mundo...  Ascenda a vela. Ligue a luz! Acione o farol. Faça uma fogueira...
A Palavra Bíblica da Semana anuncia que entre as muitas luzes com as quais lidamos ou temos acesso, uma é especial: A luz de Jesus que dá a vida, com Ele se tem a luz da vida. Essa luz de Jesus vem da sua ação salvadora, e do seu chamado para segui-lo, para viver em seu caminho, fundamentando-se em seu evangelho, na notícia do amor sem fim de Deus.
Em nossa vida passamos por ameaças, medos, perdas, doenças, por situações complicadas. Perdemos a esperança, os sentidos, ou o juízo. Instala-se uma falta de sentido, o desencantamento com a vida. As luzes se apagam, mesmo em frente de uma fogueira, mesmo sob a luz da vela, ou na rua e em casa com as luzes ligadas. De onde virá socorro? Qual a saída? Quero ver um caminho digno e seguro!
Anunciamos a Palavra de Deus que indica um caminho iluminado, com destino definido. Resumimos a definição do caminho e do destino em Jesus cristo - Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho, Jesus o Cristo, para que todo que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Mas, o que significa isso? Todos falam de Jesus!
Lembro, nesse pequeno espaço de dádivas simples:
- liberdade para amar, buscar a paz, construir comunhão, preservar a dignidade, resistir às injustiças, brincar, sonhar, viver a condição humana certo de que a morte e condenação foram vencidas, por graça, pela ação salvadora de Jesus, revelada na cruz e na ressurreição. Isso é luz!
- Deus confia nas pessoas humanas. Ele as chama pelo nome, as concede o Espírito Santo, retira a culpa, possibilita o renascimento. Permite que cuidem da vida no mundo. Com graça e pela graça, presenteia dons, carismas, capacidades, ternura, esperança, fé... Isso é luz!


Convido você para continuar essa reflexão. Descubra como a luz de Jesus Cristo se faz presente em sua vida e em seus caminhos.

(Guilherme Lieven)

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...