30 de outubro de 2013

Necessitamos de confiança, fé e esperança

"O Senhor me livrará de todo o mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre. Amém." 2ª Timóteo 4. 18
      Necessitamos dessa confiança e fé para nós mesmos. Somente convictos desse cuidado e dessa ação libertadora de Deus é que encontramos forças e coragem para anunciá-la aos caídos e abandonados, que vivem ao nosso redor. É comum na situação de cruz fugirmos da realidade. Esquecemos que a cruz é obra dos poderes da morte. E que Deus, em Cristo, encarnou-se nela, para vencê-la e partilhar a vitória da vida conosco. Quando fugimos da cruz abandonamos a vitória da vida doada por Deus. O apóstolo Paulo, mesmo sozinho, perseverou e manteve sua comunhão com a vida, não fugiu da cruz.
O apóstolo Paulo escreve a Timóteo e dá testemunho da sua fé e do cuidado de Deus. Ele informou ao amigo de missão que a sua vida estava chegando ao fim. Já sozinho, abandonado, testemunhou que Deus o livrará das forças do mal. Ele confirmou a sua confiança em participar no reino celestial de Deus.
O lema da semana ilumina nossa esperança e a nossa confiança no amor de Deus. Você já sentiu-se sozinho, desamparado, sem saber sobre o que vai acontecer? Você conhece pessoas vivendo nessa situação difícil e angustiante? Nas nossas cidades, bem perto de nós, muitas pessoas estão nessa situação. Mas, nem todas elas confiam que Deus as livrará do mal e as incluirá em seu reino de vida plena. Sofrem duplamente: Sofrem o abandono e sofrem por não ter esperança, por não saberem-se nas mãos de Deus. A nossa participação na missão de Deus, nas cidades, inclui o nosso testemunho, tal como o apóstolo Paulo. Qual seja, partilhar com as pessoas caídas, cansadas e excluídas, que Deus tem amor por elas e já preparou a comunhão delas com Ele, seja qual for a situação ou dificuldade.
Damos graças a Deus pelo testemunho do Apóstolo Paulo, que nos motiva a viver em esperança, certos do cuidado de Deus, sem medo da realidade de cruz e da morte, já vencida por Deus em Jesus Cristo.
Pastor Guilherme Lieven

3 de outubro de 2013

Onde encontramos paciência e coragem?

Tudo que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.” Romanos 15.4
Nossa fé está baseada nas Sagradas Escrituras. São a base para a vida comunitária de fé e a missão da Igreja de Jesus Cristo no mundo. As Escrituras anunciam o Deus de amor que está sobre todas as coisas, que cura, consola, cuida  e salva. Revelam as promessas desse maravilhoso Deus e o novo que há de vir. Sustentam a coragem do testemunho profético, e dão sentido à fidelidade à vida plena, em detrimento as ameaças dos poderes vivos da morte.
As Escrituras, pela ação do Espírito Santo, revelam a presença de Deus em nossos contextos, no mundo e em nossas vidas. Ouvir e estudar as Escrituras Sagradas cria esperança e fé, transforma vidas em luz no meio da escuridão.

Nossos desafios são muitos, numerosas são as propostas para viver nesse mundo. Nessa situação precisamos das Sagradas Escrituras para sustentar paciência e  coragem na construção, em família, em comunidade, ou individualmente, de dignidade e de espaços de comunhão, apesar das ameaças e dificuldades. Nas Escrituras encontramos forças para a superação das perdas, para a disposição em servir, vencer sofrimentos, superar dolorosas diferenças e construir, em comunhão, esperança e coragem.
Permita que as Escrituras Sagradas despertem em você a fé, paciência e coragem. 
Guilherme Lieven

Gálatas 5.25-6.10 - Plantar e colher o bem

Gálatas 5.25-6.10 Conforme João 6.68, Pedro diz a Jesus que Ele tem a palavra da vida eterna. Não tem outro a ser seguido. Pedro pergunta a...